Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Juízes elaboram dossiê para rebater Bolsonaro sobre fim da Justiça do Trabalho

Relatório aponta "a importância" desse ramo do Judiciário na vida do País

Juízes elaboram dossiê para rebater Bolsonaro sobre fim da Justiça do Trabalho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 15 de janeiro de 2019 às 17:20

Contra o acesso do presidente Jair Bolsonaro em prol da extinção da Justiça do Trabalho, a Associação Juízes para a Democracia (AJD), entidade não governamental e sem fins corporativos, preparou um dossiê para rebater o mandatário.

O documento é o primeiro e mais completo a ser divulgado pela magistratura com argumentos técnicos para tentar dissuadir o presidente de eventual plano de extinção da Justiça do Trabalho. O relatório aponta "a importância" desse ramo do Judiciário na vida do País.

Em entrevista recente ao SBT, Bolsonaro demonstrou o interesse de acabar com a Justiça do Trabalho.

O texto é dividido em dois capítulos, "A verdade sobre as afirmações veiculadas" e "A importância do direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho". De acordo com os juízes, o dossiê tem o objetivo de esclarecer o assunto à população e demonstrar a relevância da instituição ameaçada.

A manifestação foi organizada pela Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 2.ª Região, Federação Nacional dos Advogados, Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes e Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo.