80% dos juízes apoiam prisão em segunda instância, diz pesquisa da AMB
A entidade ouviu 4.000 membros da classe, entre os quais ministros de tribunais superiores e do próprio Supremo
![80% dos juízes apoiam prisão em segunda instância, diz pesquisa da AMB [80% dos juízes apoiam prisão em segunda instância, diz pesquisa da AMB]](https://www.metro1.com.br/noticias/68681,80-dos-juizes-apoiam-prisao-em-segunda-instancia-diz-pesquisa-da-amb-3.jpg)
Por Clara Rellstab no dia 11 de Fevereiro de 2019 ⋅ 11:40
A prisão após condenação em segunda instância tem o apoio de 80% dos juízes do país. O tema, que está no pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi alvo de pesquisa realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a entidade ouviu 4.000 membros da classe, entre os quais ministros de tribunais superiores e do próprio Supremo.
Na primeira instância, a adesão ao “plea bargain” –sistema que prevê redução da pena em caso de confissão de culpa– chega a 89%. Os magistrados de primeiro e de segundo grau que apoiam a iniciativa condicionam sua vigência à participação do Judiciário nas negociações.
A celeridade dos julgamentos aparece como a principal preocupação de 70% dos juízes. A maioria defende que, em casos de crimes graves, as decisões sejam tomadas por um colegiado.