Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Ministro exclui curso sobre América Latina da formação de diplomatas, diz jornal

O tempo de duração do curso foi estendido de dois para três semestres

Ministro exclui curso sobre América Latina da formação de diplomatas, diz jornal

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Por: Daniel Brito no dia 16 de fevereiro de 2019 às 17:00

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, realizou modificações no currículo do Instituto Rio Branco, a escola de formação de diplomatas do Itamaraty, segundo informou hoje (16) o jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, foram criadas as disciplinas clássicos 1 e 2, que serão ministradas no primeiro e no segundo semestres do curso, respectivamente. A mudança exclui a matéria História dos Países da América Latina e, além disso, reduz a carga horária de disciplinas como Economia, Linguagem Diplomática e História da Política Externa Brasileira.

As disciplinas foram montadas a partir do trabalho dos filósofos norte-americanos Mortimer Adler e Robert Hutchinsautores, autores da coleção Grandes Livros do Mundo Ocidental, que estuda autores europeus e dos EUA.

Com isso, o tempo de duração do curso foi estendido de dois para três semestres. Ainda segundo o jornal, Ernesto planeja fazer mudanças na direção do instituto. O mais cotado para assumir a função é o diplomata Nestor Forster Júnior, amigo de Olavo de Carvalho, responsável por indicá-lo ao governo.