Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

STF envia para Justiça Eleitoral apuração sobre suspeita de caixa 2 a Onyx

Cabe ao TRE-RS analisar o inquérito e decidir sobre a abertura de inquérito ou arquivamento do caso

STF envia para Justiça Eleitoral apuração sobre suspeita de caixa 2 a Onyx

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 21 de fevereiro de 2019 às 18:20

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, determinou hoje (21) o envio da apuração preliminar sobre supostos repasses por meio de caixa dois do grupo J&F ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Ainda em fase preliminar, cabe ao TRE-RS analisar o inquérito e decidir sobre a abertura de inquérito ou arquivamento do caso. Em 2017, o ministro admitiu ter obtido da empresa, para a campanha de 2014, R$ 100 mil não declarados à Justiça Eleitoral, por meio de caixa dois.

Em novembro de 2018, delatores da J&F entregaram à PGR uma planilha que, de acordo com eles, comprova que Onyx recebeu um segundo repasse de R$ 100 mil por meio de caixa 2 em 2012.

Marco Aurélio tomou a decisão após solicitação da Procuradoria Geral da República, que sustentou que o foro privilegiado junto ao STF se restringe a casos ocorridos durante o exercício do cargo e que tenham relação com o posto. Os fatos apontados pelos delatores supostamente aconteceram durante o mandato de deputado federal.