Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Mourão defende comemoração 'intramuros' de aniversário do golpe de 64

Política

Mourão defende comemoração 'intramuros' de aniversário do golpe de 64

Militares não querem se envolver em nova polêmica e, por isso, vão evitar comemorações excessivas sobre o golpe de 64, que completa 55 anos em 2019

Mourão defende comemoração 'intramuros' de aniversário do golpe de 64

Foto: Ascom/VPR

Por: Alexandre Galvão no dia 19 de março de 2019 às 07:00

Militares não querem se envolver em nova polêmica e, por isso, vão evitar comemorações excessivas sobre o golpe de 64, que completa 55 anos em 2019. A preocupação é de que, por se tratar da primeira celebração da data no governo Jair Bolsonaro (PSL) —capitão reformado e simpático ao período da ditadura (1964-85)—, as manifestações extrapolem os muros dos quartéis e batalhões e ganhem os espaços públicos, tensionando ainda mais o clima político.

De acordo com a Folha, a cúpula militar defende nos bastidores que se repita a discrição verificada nos últimos anos, sem haver, como definiram assessores presidenciais em conversas reservadas, “confete”, “serpentina” ou “carnaval”. E que “não se crie marola” sobre o assunto, nas palavras de um deles, ofuscando a reforma da Previdência, considerada a prioridade da atual gestão.

“É o primeiro 31 de Março sob a égide do governo de Jair Bolsonaro. Espera-se que haja algum tipo de comemoração, digamos assim, mas ela será, obviamente, intramuros”, disse à Folha o vice-presidente, general Hamilton Mourão.