Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Guedes elogia ideia de PEC para incluir Estados e municípios na Previdência

PEC paralela evitaria retorno da reforma para a Câmara dos Deputados

Guedes elogia ideia de PEC para incluir Estados e municípios na Previdência

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 17 de julho de 2019 às 18:20

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou ontem (16) a possibilidade de que o Senado crie uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela para então incluir Estados e municípios na nova Previdência. Assim, o governo evita que a reforma volte para a Câmara dos Deputados, o que pode deixar o tempo de tramitação ainda maior e aumentar as chances de novas modificações serem feitas.

Guedes afirmou que a inclusão dos Estados e municípios geraria uma economia de cerca de R$ 350 bilhões. “Nós estamos falando do Brasil, não é só da União. Se voltam R$ 350 bilhões via Senado, isso é bom para o Brasil, porque Estados e municípios também participam desse ajuste que o sistema previdenciário precisa. Temos que esperar e eu confio no Congresso”, declarou o ministro.

Antes de ir ao Senado, a reforma da Previdência ainda precisa ser aprovada no segundo turno da Câmara, mas Guedes está confiante. “Agora vai entrar em campo o Senado, que tem a possibilidade não apenas de ratificar esta vitória, como também de estender e dar uma nova dimensão, que poderia ser Estados e municípios”, afirmou.