Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Política

Corregedor viu conduta grave de Dallagnol e não abriu apuração, apontam mensagens

Episódio envolveu a divulgação feita por Deltan de uma palestra dele na qual prometia revelações inéditas sobre a Lava Jato e que teria cobrança de ingresso

Corregedor viu conduta grave de Dallagnol e não abriu apuração, apontam mensagens

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 08 de agosto de 2019 às 07:22

O então corregedor-geral do Ministério Público Federal, Hindemburgo Chateaubriand Filho, criticou, em julho de 2017, de maneira informal, a conduta do procurador da República Deltan Dallagnol na divulgação de uma palestra.

Chateaubriand Filho ressaltou a gravidade da situação, no entanto, deixou de abrir apuração oficial. É o que apontam diálogos no aplicativo Telegram obtidos pelo The Intercept Brasil e analisados em conjunto com a Folha, publicados hoje (8).

O episódio envolveu a divulgação feita por Deltan de uma palestra dele na qual prometia revelações inéditas sobre a Operação Lava Jato e que teria cobrança de ingresso dos participantes.

Hindemburgo expôs a reprovação ao procurador, que decidiu fazer uma alteração no teor da publicidade da palestra.

Ele comentou que a interferênciao no episódio resultava do apreço que tinha por Deltan e saía da linha de atuação regular de um corregedor-geral, que tem o papel de fiscal máximo da atividade dos procuradores.