Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Política

Bolsonaro surpreende PF e decide trocar de superintendente no RJ

Presidente deu a entender que foi ele o responsável pela decisão da troca

Bolsonaro surpreende PF e decide trocar de superintendente no RJ

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Matheus Simoni no dia 15 de agosto de 2019 às 13:20

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pegou a Polícia Federal de surpresa e anunciou que vai trocar o comando da superintendência da corporação no Rio de Janeiro. A mudança já estava sendo discutida na cúpula da PF, mas os agentes foram surpreendidos com a decisão do chefe do Executivo nacional. A informação foi confirmada pelo próprio Bolsonaro na manhã de hoje (15). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a substituição vinha sendo planejada para as próximas semanas.

A manifestação do presidente, porém, causou desconforto. Bolsonaro deu a entender que foi ele o responsável pela decisão da troca. "Todos os ministérios são passíveis de mudança. Vou mudar, por exemplo, o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Motivos? É questão de produtividade", afirmou Bolsonaro, em entrevista a jornalistas.

"Vamos trocar alguns diretores de hospitais, não vamos esperar os problemas acontecerem para depois tomar a solução", acrescentou.

Ricardo Saadi, atual chefe, será substituído por Carlos Henrique Oliveira, nome escolhido pelo diretor-geral da Policia Federal, Maurício Valeixo. Carlos Henrique é homem de confiança de Valeixo e já tinha sido promovido nesse ano, quando virou superintendente de Pernambuco. Historicamente, a escolha de superintendentes é feita pelo diretor-geral da Polícia Federal, sem ingerência de ministros ou do próprio presidente. Por isso, o anúncio feito por Bolsonaro é considerado atípico pelos agentes.