Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Política

Relator do projeto sobre porte de armas aguarda ajustes do governo para evitar vetos no texto

Segundo o blog de Andreia Sadi, no G1, Alexandre Leite (DEM-SP) afirmou que seu parecer estará pronto para análise do plenário amanhã

Relator do projeto sobre porte de armas aguarda ajustes do governo para evitar vetos no texto

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de agosto de 2019 às 12:00

O deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP), relator do projeto de lei sobre registro, porte, posse e comercialização de armas de fogo e munição, aguarda para hoje (19) as considerações finais do Executivo sobre o texto. Segundo o blog de Andreia Sadi, no G1, Leite afirmou que seu parecer estará pronto para análise do plenário amanhã (20).

"Estamos no aguardo de ajustes no sentido de estar de acordo em não vetar nada, ajuste de redação. E, nesta terça-feira, o relatório já está pronto para o plenário", disse.

O projeto foi enviado ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. Na semana passada, após acordo entre o governo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o Executivo retirou o pedido de urgência constitucional da proposta. A condição dificultaria o andamento das pautas do plenário e trancaria a pauta da Câmara.

Procurado pelo blog, Maia prevê a discussão do projeto de lei em plenário nesta semana, mas disse acreditar que "o projeto do governo vai levar um tempo maior de debate".

Além do texto do governo, a Câmara pode analisar o projeto de lei do Senado que amplia, para todo o perímetro da propriedade rural, a posse da arma de fogo – a posse rural estendida. Nesse caso, segundo Maia, quase não há resistência.