Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro nega censura e diz que governo tem direito de definir temas em editais

Política

Ministro nega censura e diz que governo tem direito de definir temas em editais

Questionado sobre se temáticas LGBT não são importantes, Osmar Terra desconversou

Ministro nega censura e diz que governo tem direito de definir temas em editais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 22 de agosto de 2019 às 20:30

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, negou hoje (22) que a suspensão de um edital que havia selecionado séries sobre diversidade de gênero e sexualidade para exibição nas TVs públicas tenha sido um ato de censura.

Em entrevista a jornalistas, em São Paulo, ele justificou a decisão dizendo que o edital foi lançado no governo passado e que a atual gestão tem o direito de opinar sobre os “temas que são mais importantes” nos editais do setor audiovisual que envolvam recursos públicos.

"Por que os temas tem que ser propostos por um funcionário do governo passado e temos que aceitar tudo? É essa a discussão. Não tem nada de censura", afirmou, de acordo com o G1.

“Todo mundo pode fazer o filme que quiser. Só que se vai receber recurso público, temos o direito de opinar sobre os temas que são as importantes, até para não ter um filme que vai receber um recurso e que não tem importância nenhuma para a sociedade”, completou.

Segundo o ministro, o edital suspenso, que previa a destinação de R$ 70 milhões e exibição das obras em rede pública, será relançado, mas o governo quer discutir os temas das obras que poderão participar.

Questionado se temáticas LGBT não são consideradas importantes para o governo e se obras que envolvem essa abordagem sofrerão algum tipo de retaliação nos próximos editais, o ministro desconversou. “Pode ser, pode não ser. Eu não tenho nada contra tema de LGBT, nem nada. Eu só quero saber se tem alguma coisa que é prioritária do que isso. Eu tenho o direito de debater isso”, afirmou.