Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Política

UNE diz que MP da carteira estudantil digital é retaliação após protestos

O governo deve assinar o decreto na próxima sexta

UNE diz que MP da carteira estudantil digital é retaliação após protestos

Foto: Divulgação/UNE

Por: Lara Curcino no dia 04 de setembro de 2019 às 15:56

A União Nacional dos Estudantes se mostra preocupada e considera desvio de prioridades do Ministério da Educação a medida provisória da liberdade estudantil, que deve ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (6). O decreto deve estabelecer a carteira de meia-entrada como única e digital.

O receio da UNE é de que o projeto acabe enfraquecendo os movimentos estudantis, cuja principal fonte de renda vem da confecção das carteiras de estudante. O presidente da união, Iago Montalvão, acredita que a MP seja uma retaliação pelo protestos que ocorreram nos últimos meses no país, após os cortes anunciados pelo MEC nas universidades federais.

"Embora já houvesse algumas declarações a respeito deste assunto, estamos surpresos. Mas sabemos que se trata de uma tentativa de retaliação às mobilizações e protestos que ocorrem em todo o país. A educação passa por dificuldades com corte nas bolsas, universidades sem orçamento e o governo se preocupa com coisas que não são a prioridade neste momento", apontou ele, de acordo com o Diário de Pernambuco.