Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Política

Kannário propõe impedir que alunos filmem aulas sem autorização dos professores

Deputado defende liberdade de manifestação do pensamento na atividade docente

Kannário propõe impedir que alunos filmem aulas sem autorização dos professores

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 13 de setembro de 2019 às 21:00

O deputado federal Igor Kannário apresentou ontem (12) um projeto de lei para proibir o registro da aula pelo aluno sem autorização do professor. Segundo o deputado, isso irá garantir a livre manifestação do pensamento dos professores em ambiente de aprendizagem. Ele também quer impedir “qualquer orientação estatal ou de cunho político-partidário de constrangimento ao educador no exercício da sua liberdade de manifestação durante a atividade de ensino”.

“A atividade docente é fundamental para a formação cidadã e cívica do povo de um país, razão por que qualquer tentativa de controle do livre pensar constitui prática típica de regimes totalitários, não condizentes com os valores democráticos, responsável pela construção de consensos, tendo em vista a diversidade e a pluralidade de toda e qualquer sociedade moderna”, defendeu ele.

“O registro pelo discente ou de terceiro sem a devida autorização, como única forma de constranger e inibir o livre pensamento do docente, fere os valores democráticos, além da liberdade de cátedra”, afirmou Kannário.