Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 15 de março de 2024

Política

Rui Costa quer criar Fundo Estadual de Segurança Pública

PL tem o prazo até o dia 26  para apresentação de emendas

Rui Costa quer criar Fundo Estadual de Segurança Pública

Foto: Divulgação/AgênciaALBA

Por: Adelia Felix no dia 14 de setembro de 2019 às 13:09

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) projeto de lei que institui o Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp) e cria o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). O PL entrou na pauta na quarta-feira (12) e tem o prazo  até o dia 26  para apresentação de emendas.

O objetivo da proposta, conforme explicou o chefe do Executivo Estadual em mensagem encaminhada ao Parlamento, é receber recursos oriundos de transferências do Fundo Nacional de Segurança Pública, com base na Lei Federal nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, “reforçando o compromisso e empenho do Estado com a segurança pública e bem-estar de todos os baianos”.

Com a criação do fundo, o governo do estado espera prover recursos para apoiar ações, programas e projetos na área de segurança pública e de prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes dos planos nacional e estadual pertinentes, em complemento ao montante alocado no orçamento do Estado destinado à Segurança Pública. O Fesp será o instrumento de suporte financeiro para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública e do Sistema Estadual de Segurança Pública. Ele ficará vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Já o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social terá a função de acompanhar as instituições integrantes do Sistema de Segurança Pública, podendo recomendar providências às autoridades competentes. Além disso, poderá sugerir políticas integradas e programas pertinentes às missões, funções e atividades de segurança pública e defesa social, zelando pela compatibilidade entre o plano nacional e os planos estaduais das áreas de segurança pública e de defesa social. Por fim, vai assessorar o titular da SSP na formulação da política e diretrizes relativas à manutenção da ordem e segurança pública do Estado.