Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Vice-presidente da AMA pede inclusão de diagnóstico de autistas no RG

Requerimento foi feito ao o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa

Vice-presidente da AMA pede inclusão de diagnóstico de autistas no RG

Foto: Divulgação/SSP

Por: Catarina Lopes no dia 16 de setembro de 2019 às 19:04

O vice-presidente da Associação de Amigos da Bahia (AMA-BA) e um dos Coordenadores Nacional do Movimento Capricha na inclusão, Leonardo Martinez, teve uma audiência hoje com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, em que pediu a inclusão no RG da informação de diagnóstico de autismo, além de cursos gratuitos para policiais para auxiliar na abordagem de uma pessoa com autismo.

Para Martinez, a inclusão do diagnóstico facilita a vida de quem tem autismo na hora de conseguir exercer seus direitos, como prioridade de atendimento, já que o autismo não é uma condição que altera características físicas, o que pode causar constrangimento na hora de comprovar seu diagnóstico.

Ele também apontou que a base legal para inclusão dessas informações é o decreto federal número 9.278/2018, em que fica prevista a possibilidade de inclusão dessas informações a pedido da pessoa ou de seu responsável, sendo necessária a comprovação médica. O decreto só exige essas adaptações a partir de março do próximo ano, mas estados como Goiás, São Paulo e Ceará já fizeram a adaptação.