Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Política

Em nova carta, governadores do NE dizem buscar alternativas para redução da presença da Petrobras

Outro ponto da carta foi a preocupação com os possíveis impactos da decisão do governo federal em elevar a cota de importação de etanol não tributada dos EUA

Em nova carta, governadores do NE dizem buscar alternativas para redução da presença da Petrobras

Foto: Elisa Elsie/GovRN

Por: Juliana Almirante no dia 17 de setembro de 2019 às 07:05

Em nova carta divulgada ontem (16), os governadores que fazem parte do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste defendem que vão buscar alternativas para redução da presença da Petrobras na região. (Leia aqui na íntegra)

"Os governadores do Nordeste manifestam sua profunda preocupação com os atuais sinais de drástica redução da presença da Petrobrás na região, tendo em vista o alto impacto da estatal na geração de emprego e renda, no desenvolvimento regional, cultural e socioambiental de nossas sub-regiões e cidades. Manifestam, assim, sua disposição em dialogar na busca de alternativas que garantam a manutenção e expansão das atividades da Petrobrás em nossos estados", dizem, em documento divulgado após reunião em Natal (RN). 

Também foi defendida a opinião dos gestores sobre a Reforma Tributária, que tramita no Congresso Nacional. Eles acredtiam "que se deve dar a maior efetividade possível ao objetivo fundamental contido na Constituição Federal de 1988 de reduzir as desigualdades sociais e regionais". "Assim sendo, os governadores do Nordeste reconhecem a oportunidade de partir para uma base ampla de tributação, com a simplificação na tributação sobre o consumo, razão
porque apoia a racionalização desse segmento no aprimoramento técnico contido na proposta construída pelos Secretários de Fazenda dos Estados no Comsefaz", afirmam, na carta.

Outro ponto da carta foi a preocupação com os possíveis impactos da decisão do governo federal em elevar a cota de importação de etanol não tributada dos EUA, sem nenhuma contra partida direta, e as suas possíveis consequências para os produtores nacionais, em especial aos do Nordeste.