Política

Justiça recusa denúncia contra Lula e irmão por 'mesadas' da Odebrecht

Na decisão, juiz diz que só é preciso "um pouco de bom senso" para perceber que acusação está "lastreada em interpretações e um amontoado de suposições”

[Justiça recusa denúncia contra Lula e irmão por 'mesadas' da Odebrecht]
Foto :Ricardo Stuckert

Por Juliana Almirante no dia 17 de Setembro de 2019 ⋅ 10:00

O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo, recusou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula e seu irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, de acordo com o Estadão. 

Eles eram acusados de corrupção passiva pelo recebimento de supostas "mesadas" de mais de R$ 1 milhão da construtora Odebrecht. 

A Justiça considerou que não havia provas de que Lula soubesse dos pagamentos e avaliou que a denúncia não tinha "elementos mínimos" para configurar o crime. 

 “Não seria preciso ter aguçado senso de justiça, bastando de um pouco de bom senso para perceber que a acusação está lastreada em interpretações e um amontoado de suposições”, disse o magistrado, na decisão.

A sentença ainda se estende para outros três executivos da empreiteira que eram acusados de corrupção ativa: o ex-diretor da empresa, Alexandrino de Salles Ramos Alencar, e os donos da empreiteira Marcelo e Emílio Odebrecht.

Notícias relacionadas

[Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA]
Política

Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA

Por Juliana Almirante no dia 23 de Outubro de 2019 ⋅ 07:40 em Política

No entanto, o terceiro filho do presidente negou que a conquista da liderança do PSL na Câmara Federal tenha sido o fator determinante para a decisão