Política

Estudantes elegem nova presidente da UNE

Os estudantes que participaram do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeram Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como a nova presidenta da entidade. Segundo a UNE, 4.071 delegados participaram do congresso, representando estudantes de 98% das universidades do país. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Vitor Vogel/Divulgação

Por Bárbara Gomes no dia 08 de Junho de 2015 ⋅ 15:15

Os estudantes que participaram do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeram Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como a nova presidenta da entidade. Segundo a UNE, 4.071 delegados participaram do congresso, representando estudantes de 98% das universidades do país.

A eleita é natural de Santos, litoral de São Paulo, tem 26 anos, já foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Conforme a entidade, ela participou da luta pela conquista do passe livre estudantil nos transportes no estado. A vice-presidente será Moara Correa Saboia, de 25 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Carina Vitral foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”. A chapa obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.

Mas vale lembrar que a União Nacional dos Estudantes (UNE) não é mais a única entidade nacional que representa os universitários brasileiros. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), por muito tempo tentando liderar a entidade,  resolveu fundar sua própria UNE, a Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (ANEL).

 

Notícias relacionadas