Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Política

Secretária do Audiovisual, Katiane Gouvêa é exonerada após duas semanas no cargo

Segundo a Secretaria Especial de Cultura, decisão se baseia em supostas irregularidades na campanha eleitoral da ex-titular, em 2018

Secretária do Audiovisual, Katiane Gouvêa é exonerada após duas semanas no cargo

Foto: Ministério da Cidadania/Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 11 de dezembro de 2019 às 13:30

Após apenas duas semanas no cargo, a secretária do Audiovisual do governo federal, Katiane Gouvêa, foi exonerada. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, ela se reuniu com sua equipe no começo da manhã de hoje (11) e se despediu. A Secretaria Especial de Cultura confirmou a informação, em nota.

A medida foi tomada em caráter emergencial e há um clima de tensão na Secretaria Especial de Cultura, no sentido de também rever atos e procedimentos de Katiane. Ela não teria aceitado a decisão e saiu do prédio escoltada por seguranças, segundo relatos de servidores da secretaria do Audiovisual.

Em nota, a pasta afirma que o secretário de Cultura, Roberto Alvim, decidiu exonerar Katiane "ao tomar conhecimento de que ocorreram fatos em sua campanha eleitoral que, supostamente, podem configurar irregularidade". Um parecer do Ministério Público Eleitoral aponta que as contas da candidatura de Katiane como deputada federal, em 2018, foram revogadas.

Segundo a revista Veja, informações de bastidores indicam que foi dela a decisão de proibir a exibição do filme ‘A Vida Invisível’, do diretor Karim Aïnouz, em um programa de capacitação de servidores da Ancine.

A ex-secretária é integrante da Cúpula Conservadora das Américas, organização de direita que tem entre seus líderes Eduardo Bolsonaro.