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Quarta-feira, 24 de abril de 2024

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Cliente de Wajngarten viral líder em recebimento de verbas publicitárias da Secom

Política

Cliente de Wajngarten viral líder em recebimento de verbas publicitárias da Secom

Na gestão do atual secretário da pasta, a Artplan já obteve R$ 70 milhões dos cofres públicos

Cliente de Wajngarten viral líder em recebimento de verbas publicitárias da Secom

Foto: Anderson Riedel/PR

Por: Lara Curcino no dia 20 de janeiro de 2020 às 08:00

A agência de publicidade Artplan, cliente de uma empresa privada de Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), passou a ser a companhia com mais verbas distribuídas pela pasta na atual gestão. 

Com Wajngarten à frente da Secom, a Artplan já recebeu R$ 70 milhões dos cofres públicos, entre 12 de abril e 31 dezembro do ano passado, o que representa um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 51,5 mi). O levantamento foi feito pela Folha.

Até Wajngarten assumir o cargo, a empresa que mais recebia verba de propaganda era a Calia Y2. Durante o governo de Michel Temer (MDB), ela recebia 40% a mais do que o valor atual de R$ 57,1 mi. 

O dono da Calia Y2 é irmão de Elsinho Mouco, marqueteiro do ex-presidente. Ele não possuía um cargo na comunicação da Presidência, mas atuava como um conselheiro para a área. Já no governo Bolsonaro, mas antes de Wajngarten assumir, a empresa recebeu R$ 43,8 milhões e a Artplan R$ 15,4 mi, esquema que só foi alterado na atual gestão.