Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente do PT-BA diz que Salvador terá 1ª eleição com Rui e Neto mais influentes que Lula

Política

Presidente do PT-BA diz que Salvador terá 1ª eleição com Rui e Neto mais influentes que Lula

"Pelas nossas pesquisas, as opiniões de Costa e Neto serão importantes para cerca de 70% da população”, disse Éden Valadares

Presidente do PT-BA diz que Salvador terá 1ª eleição com Rui e Neto mais influentes que Lula

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 27 de janeiro de 2020 às 10:40

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares afirmou, em reportagem publicada no jornal O Globo hoje (27), que a eleição municipal deste ano em Salvador será a primeira em que o governador Rui Costa e o prefeito da cidade, ACM Neto, vão superar a influência do ex-presidente Lula. 

“Esta será a primeira eleição em que o governador e o prefeito terão mais influência que o ex-presidente Lula. Pelas nossas pesquisas, as opiniões de Costa e Neto serão importantes para cerca de 70% da população”, disse Valadares. 

Salvador tem o quarto maior colégio eleitoral em disputa neste ano, com 1,8 milhão de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme a reportagem, os eleitores da cidade se afastariam da polarização nacional, já que o presidente Jair Bolsonaro é rejeitado por mais de 70% dos soteropolitanos, segundo pesquisas.

Mesmo sem apadrinhamento na esfera nacional, a disputa tende a ser polarizada, aponta o jornal. O cientista político Joviniano Neto disse que, para ACM Neto, a vitória do vice-prefeito e secretário de infraestrutura Bruno Reis (DEM) é fundamental para a carreira política do presidente nacional do DEM.

O estudioso avalia que a eventual derrota do indicado por Neto seria “uma tragédia” para seus planos, que passam por governar a Bahia a partir da eleição de 2022 e aumentar o peso de seu partido nacionalmente.

“No fim, devemos ter uma candidatura do prefeito, de duas a três no campo do governador e alguns partidos pequenos, que podem não ter chances, mas podem ser cruciais para a disputa chegar ao segundo turno”, pondera Joviniano Neto.