Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Flávio Dino pode encabeçar chapa do PT em 2022 com apoio de Lula

Ainda não houve convite formal, mas os dois conversam desde o início do mês

Flávio Dino pode encabeçar chapa do PT em 2022 com apoio de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Por: Matheus Simoni no dia 28 de janeiro de 2020 às 07:24

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), se aproximou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e recebeu sondagens para retornar à legenda petista para uma possível candidatura em 2022. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. Ainda não houve convite formal, mas os dois conversam desde o início do mês. De acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que também participou do encontro, o encontro foi realizado antes de uma reunião na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Gleisi declarou que o partido trabalha com a reedição da candidatura presidencial do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. No entanto, em entrevista ao jornal Valor Econômico, ela admitiu que vê o governador do Maranhão como uma alternativa e ressaltou que ele “sempre foi muito leal à causa” do ex-presidente Lula.

Nas próximas semanas, Lula deve encontrar Dino no Maranhão para uma agenda política. Segundo petistas, o apreço do ex-presidente por Dino cresceu em razão da defesa enfática de Lula que o governador fez quando o petista estava preso em Curitiba. A avaliação é que os argumentos de Dino renderam credibilidade à defesa do ex-presidente, além de trazer fundamentos jurídicos com a experiência de quem já atuou na magistratura.