Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moro pede Lei de Segurança Nacional contra Lula

Política

Moro pede Lei de Segurança Nacional contra Lula

PF ouviu o ex-presidente na manhã desta quarta-feira; a base da acusação é uma fala do petista que sugere que Bolsonaro seja um 'miliciano'

Moro pede Lei de Segurança Nacional contra Lula

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 19 de fevereiro de 2020 às 19:20

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base num enquadramento na Lei de Segurança Nacional. A informação é do jornal O Globo e confirmada pela assessoria do ministro.

A Lei de Segurança Nacional e os instrumentos legais que a antecederam foram usados pela ditadura militar para enquadrar e perseguir opositores, entre 1964 e 1985.

A PF ouviu Lula na manhã de hoje (19). A base da acusação é uma afirmação do ex-presidente num encontro com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), em novembro do ano passado. No evento Lula sugere que o presidente Jair Bolsonaro seja um “miliciano”.

"A direita está tentando destruir tudo que fizemos. Aqui no Brasil nós vamos ter de levantar a cabeça e lutar. Não é possível que um país do tamanho do Brasil tenha o desprazer de ter no governo um miliciano responsável direto pela violência contra o povo pobre, responsáveis pela morte da Marielle, responsável pelo impeachment da Dilma, responsáveis por mentirem a meu respeito", disse Lula no vídeo divulgado pelo MAB.

O ministro Sergio Moro encaminhou uma representação à PF pedindo a abertura do inquérito e nele sugere o enquadramento em dois crimes: crime contra a honra, previsto no Código Penal, e crime de calúnia ou difamação do presidente da República.