Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo decide prorrogar uso das Forças Armadas no Ceará

Política

Governo decide prorrogar uso das Forças Armadas no Ceará

“O governo federal avalia que se trata de uma negociação do estado, entretanto, continua prestando seus esforços de ajuda à população", afirmou Bolsonaro em nota

Governo decide prorrogar uso das Forças Armadas no Ceará

Foto: José Leomar/SVM

Por: Luciana Freire no dia 28 de fevereiro de 2020 às 19:30

O governo federal decidiu prorrogar a operação da Garantia de Lei e da Ordem (GLO) no Ceará, realizada devido ao motim de policiais. A presença das Forças Armadas no estado, que se encerraria hoje (28), será ampliada por sete dias, até o dia 6 de março. A decisão foi tomada hoje pela manhã, em uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com sete ministros, entre eles Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Sergio Moro (Justiça).

"No dia 26 de fevereiro, o governador do Ceará pediu uma prorrogação da GLO. O governo federal, por sua vez, autoriza a prorrogação e entende que, no prazo de até o dia 6 de março, a situação deva ser normalizada, prevalecendo o bom senso. O governo federal avalia que se trata de uma negociação do estado, entretanto, continua prestando seus esforços de ajuda à população", afirmou Bolsonaro em nota.

"GLO no Ceará vence amanhã, os oito dias da GLO, e a gente espera que o governador resolva esse problema da PM do Ceará e bote um ponto final nessa questão, porque GLO não é para ficar eternamente atendendo um ou mais governadores. GLO é uma questão emergencial" declarou o  Bolsonaro em transmissão ao vivo pelo Facebook.

Na manhã de hoje, em meio à dúvida se o presidente iria ou não prorrogar a operação, governadores de seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia, Maranhão e Pará, se mobilizaram para enviar forças de seguranças ao Ceará, caso as Forças Armadas saíssem do estado.

Em 11 dias de motim dos policiais, o estado registrou 195 homicídios, segundo o G1. O número representa um aumento de 57% em relação aos casos registrados durante a última paralisação de PMs no Ceará, em 2012, que durou sete dias.