Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

MPF estuda ação contra deputado que derrubou bloqueio em área indígena

Política

MPF estuda ação contra deputado que derrubou bloqueio em área indígena

Ação realizada nesta sexta foi divulgada nas redes sociais em vídeos gravados pelo próprio deputado

MPF estuda ação contra deputado que derrubou bloqueio em área indígena

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 28 de fevereiro de 2020 às 20:00

Procuradores do Ministério Público Federal nos estados de Roraima e do Amazonas estão em contato com a Procuradoria-Geral da República para estudar quais ações serão tomadas contra o deputado estadual Jefferson Alves (PTB-RR), que usou uma motosserra para derrubar um bloqueio da reserva indígena Waimiri Atroari que controla o tráfego de veículos na rodovia BR-174. A ação, realizada hoje (28), foi divulgada nas redes sociais em vídeos gravados pelo próprio deputado.

Na filmagem, Alves diz que Roraima “vai ficar livre da corrente” que restringe o acesso entre as cidades de Manaus e Boa Vista. O bloqueio é realizado todos os dias, das 18 às 6 horas, no trecho da rodovia que corta a área indígena.

O deputado cita o presidente Jair Bolsonaro no vídeo e diz que tomou a atitude em desfavor de “ONGs que maltratam” o estado de Roraima.

Em entrevista a Veja, Alves afirma que não teme ser processado pelo ato. “Eu quero saber qual é o crime que eles podem imputar a mim. A corrente é inconstitucional, ela não tem amparo legal. Eu estou aqui preparado para responder ao que for em defesa de Roraima.”