Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Defensoria pede ao STJ saída urgente de Sérgio Camargo do comando da Fundação Palmares

Política

Defensoria pede ao STJ saída urgente de Sérgio Camargo do comando da Fundação Palmares

Defensoria argumenta que a gestão de Camargo "desviou a Fundação Cultural Palmares de suas finalidades legais e dos imperativos que devem reger a administração pública"

Defensoria pede ao STJ saída urgente de Sérgio Camargo do comando da Fundação Palmares

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Juliana Rodrigues no dia 04 de junho de 2020 às 11:17

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com um pedido de tutela provisória de urgência para retirar o jornalista Sérgio Nascimento de Camargo da presidência da Fundação Cultural Palmares. O recurso foi apresentado ontem (3) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e é endereçado ao presidente da Corte, João Otávio de Noronha, mesmo ministro que atendeu pedido do governo e liberou a nomeação de Camargo, em fevereiro deste ano.

O pedido da defensoria é para que, enquanto o STJ não julga o caso definitivamente, sejam restabelecidos os efeitos de uma decisão da Justiça Federal do Ceará que suspendeu a nomeação em novembro de 2019.

Ao STJ, a defensoria argumenta que a gestão de Sérgio Camargo "desviou a Fundação Cultural Palmares de suas finalidades legais e dos imperativos que devem reger a administração pública", além de ressaltar que é exigida de quem preside a fundação "integral adesão aos propósitos" atribuídos por lei à organização, "o que, de forma muito transparente, não acontece no presente caso".

A Fundação Palmares foi criada em 1988 para promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. Sérgio Camargo já deslegitimou diversas pautas e símbolos do movimento negro, além de negar a existência de racismo no Brasil.