
Política
Mourão afirma que Inpe está se 'contradizendo' sobre queimadas na Amazônia
Vice-presidente diz que dados que o foram repassados — de 1º de janeiro a 31 de agosto — apontam redução de 7% das queimadas; números mais atualizados revelam alta de 6%

Foto: Operação Verde Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão disse hoje (11) que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está se "contradizendo" sobre os dados de desmatamento da Amazônia.
"O que acontece é o seguinte: o Inpe está se contradizendo, porque os dados que me são repassados, que são os dados do Inpe... O dado que a gente tem hoje é de 1º de janeiro a 31 de agosto — dados de setembro é só no final do mês — houve uma redução de 7% das queimadas, do número de focos de calor " disse Mourão, acrescentando que pretende fazer um sobrevoo na região em setembro.
No entanto, uma reportagem divulgada pelo jornal O Globo com base em dados mais recentes do instituto, apontam que no período de 1º de janeiro a 9 de setembro deste ano foram registrados 56.425 focos de incêndio na região, maior número desde 2010.
Quando observadas as estatísticas somente até agosto, como fez Mourão, o número deste ano é 6% menor que o de 2019.
Os dados atualizados contradizem o conteúdo de um vídeo divulgado na quarta (9) pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e por Mourão. O título do vídeo é: “A Amazônia não está queimando”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

