Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula culpa imprensa: ‘Não permite surgimento da oposição’

Política

Lula culpa imprensa: ‘Não permite surgimento da oposição’

Ainda de acordo com Lula, figuras como o senador baiano Jaques Wagner, o governador Rui Costa e o ex-ministro Ciro Gomes são “apagadas” dos noticiários

Lula culpa imprensa: ‘Não permite surgimento da oposição’

Foto: Ricardo Stuckert

Por: Alexandre Galvão/Matheus Simoni no dia 21 de outubro de 2020 às 08:42

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a imprensa brasileira não permite o surgimento da oposição ao governo Bolsonaro no Brasil. De acordo com o petista, parte dos jornais do Brasil querem uma “oposição consentida”. 

“Hoje a imprensa brasileira não permite o surgimento de oposição ou posição. A grande oposição que a Globo gosta de ter é o Rodrigo Maia. Ela briga com Bolsonaro e valoriza Maia porque o que interessa no jogo não é colocar gente de oposição para falar. O PT está praticamente alijado da Globo há muitos anos. É como se o PT não existisse. Eu, então, nem se fala. O que acontece é que eles trabalham contra Bolsonaro, mas trabalham favoravelmente à política de destruição que o Guedes está fazendo. O Maia parece que é contra Bolsonaro, contra Guedes, mas aprova tudo o que eles querem. É oposição consentida”, afirmou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole

Ainda de acordo com Lula, figuras como o senador baiano Jaques Wagner, o governador Rui Costa e o ex-ministro Ciro Gomes são “apagadas” dos noticiários. “ Se não fosse a internet, talvez a gente teria sucumbido. Ou se não fosse um programa como o teu. Fazem questão de ouvir o presidente Bolsonaro e ouvir o DEM como oposição, ouvir o PT como oposição, ouvir os democratas como oposição. Eles não ouvem o PSOL, o PT, o PCdoB ou o PDT. Eles querem ficar entre eles próprios. Então o que eu acho é que a oposição tem trabalhado muito. Eu sei que PDT, PT, PSOL e PCdoB têm trabalhado, trabalhado muito”, apontou. 

Denice – O líder petista falou ainda da candidatura da Major Denice (PT) à prefeitura de Salvador. Ele lembrou que, mesmo com pesquisas contrárias, Rui Costa e Jaques Wagner ganharam a eleição em primeiro turno na Bahia. “ Por que no PT a gente discutiu que deveria ter candidatos em todas as cidades que têm rádio e televisão? Porque era necessário que a gente conseguisse dar vazão a um discurso diferente do oficial, seja da imprensa ou do governo. Para nós é importante que uma Major Denice seja candidata. Primeiro porque é uma cara nova. Não conhecia e não conheço pessoalmente. Mas pelo pouco que eu tenho visto na televisão, é uma figura simpaticíssima e muito bonita na televisão. É alegre, nasceu para isso e uma carreira profissional extraordinária. Para nós, fazer com que essas pessoas apareçam é mais importante. Não adianta dizer que o candidato do grampinho está na frente, provocou.