Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde assina acordo para compra de 100 milhões de doses da CoronaVac

Saúde

Ministério da Saúde assina acordo para compra de 100 milhões de doses da CoronaVac

De acordo com o documento, até 30 de abril, serão recebidas as primeiras 46 milhões de doses pelo Brasil

Ministério da Saúde assina acordo para compra de 100 milhões de doses da CoronaVac

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Adele Robichez no dia 08 de janeiro de 2021 às 07:15

O Instituto Butantan anunciou, na noite de ontem (7), que assinou um contrato com o Ministério da Saúde para a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac, imunizante contra o coronavírus fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

De acordo com o documento, até 30 de abril, serão recebidas 46 milhões de doses pelo Brasil. O governo pretende, depois, adquirir mais 54 milhões de doses. No total, a expectativa é de que sejam compradas 100 milhões.

A assinatura foi feita no mesmo dia em que o presidente da República Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que flexibiliza a aquisição de vacinas contra a Covid-19. “Hoje assinamos com o Butantan. Assinado. Menos de 24h depois da medida provisória, nós assinamos um contrato para entrega das primeiras 46 milhões de doses até abril e de mais 54 milhões no decorrer do ano, indo a 100 milhões de doses”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Cada dose da CoronaVac custa R$ 58,20. O contrato está no valor de R$ 2,6 bilhões para as primeiras doses já garantidas pelo texto. Essa quantia corresponde a, além do preço da vacina, despesas, como impostos, frete e outras necessárias. O pagamento será realizado apenas após o registro definitivo ou autorização para uso emergencial dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Anteriormente, o ministro já havia anunciado a assinatura do acordo para a compra das doses da CoronaVac.