Saúde

OMS declara emergência internacional por conta da Zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta segunda-feira (1º), emergência de saúde pública internacional devido a disseminação do Zika Vírus e sua possível ligação com casos de microcefalia. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa, realizada em Genebra, nesta manhã, que discutiu sobre o risco de disseminação do vírus no mundo. [Leia mais...]

[OMS declara emergência internacional por conta da Zika]
Foto : James Gathany/CDC

Por Jessica Galvão no dia 01 de Fevereiro de 2016 ⋅ 16:24

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta segunda-feira (1º), emergência de saúde pública internacional devido a disseminação do Zika Vírus e sua possível ligação com casos de microcefalia. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa, realizada em Genebra, nesta manhã, que discutiu sobre o risco de disseminação do vírus no mundo.

Preocupados com a “propagação explosiva” do vírus, a OMS convocou reunião na semana passada e estimou que, neste ano de 2016, o número de casos nas Américas pode chegar a 4 milhões. De acordo com a diretora-geral da Organização, Margaret Chan, o comitê de emergência considera que o crescimento de casos de microcefalia e outras complicações neurológicas no Brasil e também na Polinésia Francesa e sua possível relação com o zika vírus consistem em uma situação extraordinária e uma ameaça para a saúde da população de outras partes do mundo.

Notícias relacionadas