Saúde

Países do Mercosul receberão treinamento para teste de Zika

Com o objetivo de reforçar a capacidade de vigilância epidemiológica da região, acompanhando o comportamento do vírus Zika e propondo ações necessárias para a proteção da população, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, ofereceu aos países do Mercosul e associados treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus. [Leia mais...]

[Países do Mercosul receberão treinamento para teste de Zika]
Foto : Reprodução / Agência Brasil

Por Jessica Galvão no dia 03 de Fevereiro de 2016 ⋅ 16:01

Com o objetivo de reforçar a capacidade de vigilância epidemiológica da região, acompanhando o comportamento do vírus Zika e propondo ações necessárias para a proteção da população, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, ofereceu aos países do Mercosul e associados treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus. 

A capacitação será feita pelos institutos nacionais do Brasil por meio do exame PCR (Polymerase Chain Reaction). No mês de janeiro, técnicos do Paraguai, Peru, Uruguai e Equador receberam treinamento do Instituto Evandro Chagas (IEC). 

"Temos o desafio de reforçar o sistema de vigilância na região. Para isso, o Brasil quer compartilhar a sua experiência e receber equipes interessadas neste conhecimento. Estamos construindo uma resposta integrada da região contra o vírus Zika", afirmou Castro. O treinamento será feito em grupos de técnicos da região, que também devem trocar experiências locais. No Brasil, os testes estão sendo distribuídos nesta semana para os 24 laboratórios estaduais treinados para a realização dos exames. Assim, em todas as regiões do país será possível realizar a testagem.

Notícias relacionadas