Saúde

Secretaria da Saúde registra 42 ocorrências relacionadas com o Carnaval

Desde às 18 horas de quinta-feira (4) até 18 horas deste sábado (6), um total de 42 ocorrências foram relacionadas com a folia nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que estão prestando assistência aos casos de maior complexidade com o carnaval. A maioria dos atendimentos foi no Hospital Geral do Estado (HGE), que registrou 26 ocorrências, a maior parte decorrente de agressão física. Em seguida, vieram os hospitais Ernesto Simões Filho e o Menandro de Faria, com respectivamente cinco e seis atendimentos. [Leia mais...]

[Secretaria da Saúde registra 42 ocorrências relacionadas com o Carnaval]
Foto :

Por Jessica Galvão no dia 06 de Fevereiro de 2016 ⋅ 19:01

Desde às 18 horas de quinta-feira (4) até 18 horas deste sábado (6), um total de 42 ocorrências foram relacionadas com a folia nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que estão prestando assistência aos casos de maior complexidade com o carnaval. A maioria dos atendimentos foi no Hospital Geral do Estado (HGE), que registrou 26 ocorrências, a maior parte decorrente de agressão física. Em seguida, vieram os hospitais Ernesto Simões Filho e o Menandro de Faria, com respectivamente cinco e seis atendimentos.

Testes rápidos
 
Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais começaram a ser realizados na última sexta-feira (05), em dois postos montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na Avenida Centenário e na Avenida Adhemar de Barros. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 17 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

No primeiro dia de funcionamento dos postos, foram realizados 228 atendimentos, sendo 104 em Ondina e 124 na Barra (Avenida Centenário). Em Ondina, foram registrados oito testes reagentes para sífilis e um para HIV. Na Barra, foram nove reagentes para sífilis e um para hepatite. As pessoas que apresentam testes com reagentes positivos recebem orientações dos profissionais para o início do tratamento.

Hemoba no carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) incentiva as pessoas a doarem de sangue. Nesta época do ano, aumenta consideravelmente a necessidade de bolsas de sangue e hemoderivados para atender a demanda dos hospitais públicos. Neste sábado, até 15h, foram cadastrados 63 candidatos à doação e foram coletadas 49 bolsas de sangue e feitos três cadastros de doadores de medula óssea. 
A Fundação Hemoba fecha no próximo domingo (7), e volta a funcionar segunda e terça-feira (8 e 9), das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, a unidade abre das às 12 horas e funciona até 18h30.

Vigilância Sanitária

A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental está realizando, até o próximo dia 9, no Carnaval de Salvador, ação educativa para prevenção do HIV, AIDS e doenças sexualmente transmissíveis nos hotéis, motéis e similares quanto ao cumprimento da Lei 9.201, de 29 de Julho de 2004 e o Decreto 9.329 de 02 de fevereiro de 2005, que determina que os estabelecimentos citados, instalados no Estado da Bahia, são obrigados a distribuir gratuitamente preservativos aos seus clientes, acompanhados de panfletos informativos acerca dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DST), AIDS e uso correto dos preservativos. Nos motéis, a entrega do material deverá acontecer no ato de entrada do cliente. Os demais estabelecimentos deverão disponibilizá-lo em suas recepções.

Comentarios

Notícias relacionadas