Saúde

Zika vírus: 15 laboratórios estão envolvidos na vacina contra a doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta sexta-feira (12) que já são 15 laboratórios envolvidos no andamento da criação de uma vacina contra o vírus da zika. O órgão afirma que os esforços de pesquisa e desenvolvimento no combate à doença estão "caminhando muito rápido". [Leia mais...]

[Zika vírus: 15 laboratórios estão envolvidos na vacina contra a doença]
Foto : Reprodução / Agência Brasil

Por Jessica Galvão no dia 12 de Fevereiro de 2016 ⋅ 15:03

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta sexta-feira (12) que já são 15 laboratórios envolvidos no andamento da criação de uma vacina contra o vírus da zika. O órgão afirma que os esforços de pesquisa e desenvolvimento no combate à doença estão "caminhando muito rápido".

Marie-Paule Kieny, diretora-geral assistente da entidade, afirma que os imunizantes em estágio mais avançado de desenvolvimento são uma vacina de DNA desenvolvida pelos NIH (Instituto Nacionais de Saúde dos EUA) e uma vacina de vírus inativado produzida pela empresa indiana Bharat Biotech. Ela ainda disse que se não ocorrerem imprevistos durante os estágios iniciais de desenvolvimento, essas vacinas podem conseguir iniciar testes em humanos dentro de 18 meses.

De acordo com Kieny, dez empresas do mundo já estão fornecendo testes de diagnósticos genéticos ou de anticorpos para o zika, sem especificar qual tipo de exame está mais difundido. Outras dez empresas ainda desenvolvem produtos comerciais.

Notícias relacionadas