Saúde

SUS terá novos remédios para tratar hepatite C

O Sistema Único de Saúde (SUS) contará com três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. [Leia mais...]

[SUS terá novos remédios para tratar hepatite C]
Foto : Reprodução

Por Gabriel Nascimento no dia 23 de Junho de 2015 ⋅ 12:38

O Sistema Único de Saúde (SUS) contará com três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. A utilização do sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir na rede pública está previsto em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde. A informação foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União. A adesão foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o atual tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outro benefício sinalizado é a redução do tempo da terapia, de 48 semanas para 12 semanas. Pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C poderão utilizar a nova medicação. Pessoas que já completaram o tratamento atual, mas não se curaram, também farão o uso.

Os novos medicamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde para distribuição aos estados. Espera-se que no primeiro ano de uso será obtido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa é que o valor da compra seja de R$ 500 milhões.

Notícias relacionadas

[Bahia registra primeiro caso de sarampo em 2018]
Saúde

Bahia registra primeiro caso de sarampo em 2018

Por Juliana Rodrigues no dia 15 de Setembro de 2018 ⋅ 09:02 em Saúde

De acordo com a Sesab, o paciente é natural de Manaus e já estava doente quando chegou a Ilhéus, onde foi diagnosticado