Saúde

Vírus que provoca paralisia nas pernas é descoberto em Manaus

Foi descoberto em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e pode levar à morte. [Leia mais...]

[Vírus que provoca paralisia nas pernas é descoberto em Manaus]
Foto : Reprodução/Pixabay

Por Gabriel Nascimento no dia 26 de Junho de 2015 ⋅ 09:07

Foi descoberto em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e pode levar à morte. De acordo com a pesquisadora que coordenou o estudo, Patrícia Puccinelli, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), a transmissão acontece por meio de água contaminada com fezes.

A revelação foi feita a partir de análise molecular das fezes de 1,5 mil crianças de até dez anos que tiveram diarreia e receberam atendimento em prontos-socorros de Manaus, entre os anos de 2007 e 2009. A pesquisadora disse ainda que a presença do vírus foi constatada em Manaus porque o estudo foi realizado apenas nesta cidade, mas afirmou que ele pode estar presente em outros estados.

O vírus gemycircularvirus já havia sido indentificado no Sri Lanka não só em crianças, mas em adultos também. Para evitar a doença, é necessário a melhoria no saneamento básico por parte do estado e que a população adote medidas simples como lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições, além de ingerir água apenas filtrada ou fervida.

Atualmente, o vírus só pode ser identificado através da análise molecular das fezes. A pesquisadora estuda o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido do vírus.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Governo vai combater fake news sobre vacinas]
Saúde

Governo vai combater fake news sobre vacinas

Por Clara Rellstab no dia 17 de Julho de 2018 ⋅ 11:00 em Saúde

Uma das ações definidas pelo Planalto é procurar Google e Facebook para parcerias na identificação da origem dos boatos e possíveis ações de comunicação