Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 75,91% das pessoas na Bahia

De acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (29), 41,9 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe este ano. [Leia mais...]

[Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 75,91% das pessoas na Bahia]
Foto : Pedro Ventura/ Agência Brasília

Por Gabriel Nascimento no dia 01 de Julho de 2015 ⋅ 12:52

De acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (29), 41,9 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe este ano. O número corresponde a 84,3% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas que possuem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. Na Bahia, até agora, o percentual de cobertura está em 75.91%.

A campanha nacional teve início no dia 04 de maio em todo o país e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde no dia 5 de junho. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Além de ser segura, é considerada também uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Para ter acesso a dose, é necessário levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Notícias relacionadas

[Estudo aponta que zika veio do Haiti]
Saúde

Estudo aponta que zika veio do Haiti

Por Clara Rellstab no dia 14 de Agosto de 2018 ⋅ 13:00 em Saúde

Militares brasileiros que participaram da missão de paz no país caribenho e imigrantes que vieram para o Brasil podem ter trazido o vírus