Saúde

Pesquisadores brasileiros trabalham em vacina contra vício da cocaína

Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) indicam que, o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial. Diante dos números alarmantes, pesquisadores brasileiros trabalham na criação de uma vacina contra a droga. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Gabriel Nascimento no dia 06 de Setembro de 2016 ⋅ 10:52

Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) indicam que, o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial. Diante dos números alarmantes, pesquisadores brasileiros trabalham na criação de uma vacina contra a droga. O projeto, iniciado há dois anos e meio, já está em fase de testes em animais. As informações foram divulgadas na última segunda-feira (5).

O principal objetivo da vacina é eliminar do organismo a dependência da droga. "Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico. Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse", explicou o professor do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Angelo de Fátima.

Inicialmente, a vacina será utilizada somente por pacientes altamente motivados a parar de utilizar a droga, para a prevenção do abuso de cocaína por crianças e adolescentes, ou na luta contra o crack.

 

Notícias relacionadas