Saúde

Zika vírus: Teste da Bahiafarma é aprovado pelo Ministério da Saúde

O teste rápido para detecção de Zika vírus realizado pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), conseguiu um dos melhores resultados registrados para esses dispositivos. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação

Por Jessica Galvão no dia 12 de Setembro de 2016 ⋅ 17:39

O teste rápido para detecção de Zika vírus realizado pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), conseguiu um dos melhores resultados registrados para esses dispositivos. 

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão ligado ao Ministério da Saúde, realizou uma avaliação do kit e registrou índices de 97% de sensibilidade e 96% de especificidade para infecções recentes (IgM) e de 100% de sensibilidade e 98% de especificidade para infecções mais antigas (IgG). "O resultado corrobora a avaliação feita pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilência Sanitária], que já havia aprovado o dispositivo, ao publicar o registro para sua produção e distribuição, no fim de maio", disse o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Aprovado pelos órgãos, o teste rápido de Zika vírus da Bahiafarma está liberado para aquisição, por parte do Ministério da Saúde, e distribuição pelo SUS em todo o Brasil.

Matéria relacionada:

>>Zika vírus: Bahia desenvolve primeiro teste rápido no Brasil

Notícias relacionadas

[Um em cada oito adultos no mundo é obeso, alerta OMS]
Saúde

Um em cada oito adultos no mundo é obeso, alerta OMS

Por Alexandre Galvão no dia 11 de Outubro de 2018 ⋅ 19:00 em Saúde

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que mais de 50% da população brasileira te...