Saúde

Mutirão de cirurgias gratuitas atende 12 municípios baianos

Um mutirão de cirurgias será realizado em Valença para atender à população de mais 11 municípios baianos da região, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os outros locais atendidos serão: Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. A unidade móvel fica estacionada na Praça da República, em Valença. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação/Sesab

Por Camila Tíssia no dia 06 de Outubro de 2016 ⋅ 07:02

Um mutirão de cirurgias será realizado em Valença para atender à população de mais 11 municípios baianos da região, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os outros locais atendidos serão: Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. A unidade móvel fica estacionada na Praça da República, em Valença.

Para se submeter a cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula, os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde da sua cidade e comparecer, até esta sexta-feira (7). A ação começou no dia 5 de outubro. O atendimento é a partir das 8 horas, para realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG).

É necessário apresentar identidade, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. Para pacientes que farão cirurgia de vesícula, é preciso estar em jejum de 8 horas e comparecer na unidade móvel no turno matutino. Serão feitas até 140 consultas por dia.

A previsão é realizar cerca de 350 cirurgias, a partir de 8 de outubro, na Santa Casa de Valença, que também realiza os procedimentos através de convênios e particular durante todo o ano.

Notícias relacionadas