Saúde

Chuvas atrapalharam combate ao mosquito da dengue, diz secretário de Salvador

O secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, informou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (15), que as chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses prejudicaram o combate ao mosquito aedes aegypti.

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/ Metropress

Por Juliana Almirante no dia 15 de Julho de 2015 ⋅ 08:40

O secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, informou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (15), que as chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses prejudicaram o combate ao mosquito aedes aegypti pelas equipes municipais. “Foram meses de chuvas intensas, em que o trabalho de campo fica muito limitado, e o próprio bloqueio fica limitado, porque você usa muito larvicida e a chuva vem em seguida, comprometendo esse desempenho”, conta. Ainda assim, o secretário afirma que neste ano o município registrou menos casos da dengue do que no mesmo período do ano passado.

“Nós estamos fazendo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 10% dos domicilios. Então, até a próxima quarta-feira, termos esse resultado de larvas”, informou. O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. 

Notícias relacionadas