Saúde

Pílula antiaids começa a ser disponibilizada nesta quinta-feira

Começa a ser distribuída, a partir desta quinta-feira (24), o uso unificado da pílula do dia seguinte contra Aids. Com isso, pessoas que tiverem passado por uma situação de risco de contaminação do vírus HIV podem ter acesso ao medicamento antiaids nos serviços especializados. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/ Novotempo

Por Bárbara Gomes no dia 23 de Julho de 2015 ⋅ 13:18

Começa a ser distribuída, a partir desta quinta-feira (24), o uso unificado da pílula do dia seguinte contra Aids. Com isso, pessoas que tiverem passado por uma situação de risco de contaminação do vírus HIV podem ter acesso ao medicamento antiaids nos serviços especializados.

O processo, conhecido como profilaxia pós-exposição, é direcionado para aqueles que tiveram risco de contato com o vírus. Em ocasiões de acidente ocupacional, como trabalhadores da área de saúde em contato com sangue de paciente; em vítimas de violência sexual ou pessoas com relação sexual sem prevenção. O tratamento deve ter ínício até 72 horas após a exposição ao vírus e para ter eficácia deverá ser realizado ao longo de 28 dias. O recomendado é que o o procedimento comece duas horas após a exposição.

O Ministério da Saúde informou que vai lançar um aplicativo em dezembro com orientações sobre os postos mais próximos de distribuição do antiaids. Em algumas cidades o medicamento será fornecido em unidades de emergência.

Notícias relacionadas