Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Governo reduz em 20% rede de farmácias populares no Brasil

Saúde

Governo reduz em 20% rede de farmácias populares no Brasil

A rede credenciada de estabelecimentos do programa de farmácias populares do governo federal encolheu em 6.317 unidades desde o fim do ano passado até o começo de março deste ano. Segundo dados da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) do Ministério da Saúde, a redução representa uma queda de quase 20% no número dos estabelecimentos.[Leia mais...]

Governo reduz em 20% rede de farmácias populares no Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 10 de março de 2017 às 14:21

Atualizado: no dia 10 de março de 2017 às 14:22

A rede credenciada de estabelecimentos do programa de farmácias populares do governo federal encolheu em 6.317 unidades desde o fim do ano passado até o começo de março deste ano. Segundo dados da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) do Ministério da Saúde, a redução representa uma queda de quase 20% no número dos estabelecimentos.

No balanço final divulgado em dezembro, existiam 34.616 unidades credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, iniciado em 2006 e que, segundo o governo federal, beneficiou 38 milhões de pessoas em seus 10 primeiros anos de funcionamento.

A redução no número de agências ocorre dez meses depois de o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares da Silva, afirmar que o programa tinha recursos limitados. Desde então, com mudanças de governo, o assunto ficou em suspenso. Depois de assumir a pasta, o ministro Ricardo Barros (PP-PR) afirmou em julho do ano passado que o fim do programa era boato.

Entretanto, dados mais recentes apontam que o total de unidades que compõem a rede do programa agora é de 28.299 farmácias, representando o menor número desde 2012. Ao todo, o índice é 18,2% a menos do que no fim de 2016. Os dados brutos estão disponíveis tanto no Portal de Dados Abertos do governo federal quanto no site da Sage, e foram analisados pelo Volt Data Lab, em parceria com o portal Aos Fatos. Confira: