Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Pessoas que dormem tarde têm mais chance de desenvolver doenças, diz estudo

O estudo descobriu que a taxa de mortalidade das pessoas que declararam ser mais ativas no período noturno foi 10% maior. [Leia mais...]

Pessoas que dormem tarde têm mais chance de desenvolver doenças, diz estudo

Foto: Pixabay/FreePhotos

Por: Marina Hortélio no dia 19 de abril de 2018 às 20:31

Pesquisadores das universidades Northwestern, nos Estados Unidos, e Surrey, na Inglaterra, concluíram, após analisarem a relação entre mortalidade e hábitos de sono, que as pessoas que têm o costume de se deitar tarde possuem mais mais chances de desenvolver problemas de saúde.

Para chegar ao resultado, o levantamento comparou, por seis anos e meio os dados de 433.268 adultos britânicos com idades entre 38 e 73 anos, captados da base de dados do sistema de saúde britânico, o UK Biobank. O estudo descobriu que a taxa de mortalidade das pessoas que declararam ser mais ativas no período noturno foi 10% maior.

Os dados ainda apontaram que as pessoas com relógio biológico noturno apresentaram mais chance de desenvolver diabetes, problemas gastrointestinais e respiratórios, além de distúrbios psicológicos. Uma dos autores do estudo, Kristen Knutson, professor de neurologia da universidade Northwestern, explicou à rede CNN que a causa estaria no descompasso entre o relógio biológico e a vida cotidiana.