Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

Mortalidade infantil é maior no Norte e Nordeste e menor no Sul

Bahia está entre os estados com os piores índices

Mortalidade infantil é maior no Norte e Nordeste e menor no Sul

Foto: Reprodução/ Fotos Públicas

Por: Tayane Rodrigues no dia 28 de julho de 2018 às 19:31

A Bahia está entre os estados com as maiores taxas de mortalidade infantil no país em 2016, segundo cálculo do Sistema Datasus (base de dados do Ministério da Saúde). No período, 36,3 mil crianças com menos de 1 ano morreram no país.

Roraima, Amapá, Piauí e Amazonas também figuram na lista dos maiores índices de mortalidade (de 18,4 a 15,9 óbitos infantis por mil nascidos vivos). Já Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná e São Paulo acumulam as mais baixas taxas (entre 8,7 a 11,1).

As duas principais causas de morte nessa faixa etária são complicações no parto ou nos primeiros dias de vida, como falta de oxigenação no nascimento ou prematuridade, além de más-formações congênitas. Juntos, os dois grupos de patologias causaram o óbito de 29,1 mil crianças.  

No grupo de más-formações congênitas estão os quadros de microcefalia provocados pelo vírus da zika, problema que assolou o Brasil no fim de 2015 e teve seu auge no ano seguinte. Especialistas e o Ministério da Saúde ressaltam que o surto do vírus também é responsável pelo aumento da mortalidade infantil.