Saúde

Opas defende fortalecimento do SUS para atingir metas de desenvolvimento

A entidade lançou o documento "30 anos de SUS – Que SUS para 2030?" para analisar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde

[Opas defende fortalecimento do SUS para atingir metas de desenvolvimento]
Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Marina Hortélio no dia 11 de Outubro de 2018 ⋅ 20:30

Para que o Brasil atinja os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Organização Pan-Americana da Saúde defende o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O país é um dos 194 signatários das metas estabelecidas pelas Nações Unidas para a promoção da saúde e bem-estar para o ano de 2030.

Hoje (11), a Opas lançou o documento "30 anos de SUS – Que SUS para 2030?" para analisar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde. No texto, o organismo delimita várias recomendações estratégicas para gestores com o objetivo de fortalecer o SUS.

A entidade lista entre as principais conquistas do sistema nas últimas décadas o fortalecimento do programa nacional de imunização, reconhecido internacionalmente, e a ampliação da oferta de médicos em regiões vulneráveis.

Como os principais desafios e obstáculos a ser enfrentados pelo Brasil, a Opas aponta para o “subfinanciamento crônico” do SUS, agravado pela crise econômica e pelo controle rigoroso dos gastos públicos, além da fragmentação do sistema entre os estados e municípios.

Notícias relacionadas