Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

‘Zika está desaparecendo’, afirma infectologista 

Saúde

‘Zika está desaparecendo’, afirma infectologista 

De acordo com o médico, eventos como a Copa do Mundo e “intercâmbios” acabam favorecendo o aparecimento de novas doenças

‘Zika está desaparecendo’, afirma infectologista 

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Alexandre Galvão no dia 31 de outubro de 2018 às 08:56

Doença que causou muito temor na população, a Zika está desaparecendo, segundo o médico infectologista Roberto Badaró. De acordo com o especialista, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia indicado para o fim da moléstia que, entre outras coisas, causa microcefalia em recém-nascidos. 

“A OMS disse que quando atingisse 80% da população, iria desaparecer. E está desaparecendo. O problema é que infectou mulheres grávidas e não sabíamos da capacidade de causar defeito nas pessoas. Vários pesquisadores estudaram e mostraram que quando a mãe é infectada, causa lesões fortes no cérebro”, afirmou, a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.

De acordo com o médico, eventos como a Copa do Mundo e “intercâmbios” acabam favorecendo o aparecimento de novas doenças. “Essa explosão de doenças coincide com movimentos sociais, Copa, intercâmbio de pessoas. O controle sanitário dos portos deve ser intensificado. O hospital Couto Maia, quando chegava um navio com uma pessoa com malária, ia para o hospital pelo mar. Hoje, com avião, é difícil controlar”.

Badaró voltou a falar da “doença misteriosa“ que causa lesões na pele. Ele disse ser uma infestação causada por uma espécie de piolho que aparece em aves, chamada cientificamente de dermanyssus avium.