Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 02 de abril de 2024

Saúde

Sesab confirma dois casos de sarampo em Ihéus

A secretaria determinou que os municípios do Estado notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito da doença

Sesab confirma dois casos de sarampo em Ihéus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 23 de novembro de 2018 às 10:40

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou dois casos de sarampo na Bahia. Ambos pacientes são moradores de Ilhéus, no sul da Bahia, e possuem o mesmo tipo selvagem da doença, que é compatível com o paciente que veio doente de Manaus (AM), em setembro. 

Segundo a Sesab, a suspeita inicial de que o vírus fosse vacinal, foi negada por exames realizados pela Fiocruz, que comprovaram a compatibilidade com o vírus que circula no Amazonas e na Venezuela.

A secretaria determinou que os municípios do Estado notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito da doença em pacientes que apresentarem a sintomatologia.

Desde 1999, a Bahia não tinha casos autóctones da doença desde 1999. Após a confirmação do caso vindo de Manaus, em setembro deste ano, a Sesab imediatamente orientou que o município de Ilhéus intensificasse as ações de vacinação, vigilância, prevenção e controle.

Na cidade do sul da Bahia, foram notificados oito casos suspeitos e, destes, dois foram confirmados. Quatro ainda permanecem em investigação e outros dois foram descartados.