Saúde

Sesab confirma dois casos de sarampo em Ihéus

A secretaria determinou que os municípios do Estado notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito da doença

[Sesab confirma dois casos de sarampo em Ihéus]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Marina Hortélio no dia 23 de Novembro de 2018 ⋅ 10:40

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou dois casos de sarampo na Bahia. Ambos pacientes são moradores de Ilhéus, no sul da Bahia, e possuem o mesmo tipo selvagem da doença, que é compatível com o paciente que veio doente de Manaus (AM), em setembro. 

Segundo a Sesab, a suspeita inicial de que o vírus fosse vacinal, foi negada por exames realizados pela Fiocruz, que comprovaram a compatibilidade com o vírus que circula no Amazonas e na Venezuela.

A secretaria determinou que os municípios do Estado notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito da doença em pacientes que apresentarem a sintomatologia.

Desde 1999, a Bahia não tinha casos autóctones da doença desde 1999. Após a confirmação do caso vindo de Manaus, em setembro deste ano, a Sesab imediatamente orientou que o município de Ilhéus intensificasse as ações de vacinação, vigilância, prevenção e controle.

Na cidade do sul da Bahia, foram notificados oito casos suspeitos e, destes, dois foram confirmados. Quatro ainda permanecem em investigação e outros dois foram descartados.

Notícias relacionadas

[Número de detecções de Aids cai 16% no Brasil]
Saúde

Número de detecções de Aids cai 16% no Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 27 de Novembro de 2018 ⋅ 12:00 em Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, queda nos índices se deve à ampliação do acesso à testagem e à redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento da doenç...