Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Com surto em três estados, Brasil pode perder selo de erradicação do sarampo

Saúde

Com surto em três estados, Brasil pode perder selo de erradicação do sarampo

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, há risco de novos casos na Bahia

Com surto em três estados, Brasil pode perder selo de erradicação do sarampo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 15 de fevereiro de 2019 às 12:40

O Brasil corre o risco de perder o certificado de erradicação do sarampo, obtido há três anos. Sem conseguir controlar a transmissão da doença e apresentando baixa cobertura vacinal, o País tem três Estados com surto: Amazonas, Roraima e, mais recentemente, o Pará. De acordo com o Estadão, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, admitiu ontem (14) o risco de casos na Bahia, devido ao grande fluxo de pessoas no estado durante esse período do ano.

Dados do Ministério da Saúde apontam que metade das cidades não atingiu a meta de cobertura vacinal - igual ou superior a 95%. No Pará, por exemplo, 83,3% dos municípios não atingiram a meta. Em Roraima, foram 73,3%; no Amazonas, 50%.

O certificado de erradicação é retirado quando são registrados casos de transmissão da doença durante um ano. A data-limite é a próxima segunda-feira, dia 18. A definição do status brasileiro, contudo, só será conhecida após alguns dias, com a confirmação da doença, que geralmente ocorre em um intervalo de até dez dias. Dentro do ministério, porém, a perda do certificado é dada como certo.