Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Família de menina de 11 anos busca fornecimento de canabidiol para tratar convulsões

Saúde

Família de menina de 11 anos busca fornecimento de canabidiol para tratar convulsões

Devido ao alto custo do remédio, eles foram à Justiça e conseguiram uma liminar favorável desde outubro do ano passado.

Família de menina de 11 anos busca fornecimento de canabidiol para tratar convulsões

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Juliana Almirante no dia 21 de março de 2019 às 13:20

A família de Evany Vitoria Silva Pinto, de 11 anos, moradora de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, aguarda o fornecimento de um medicamento a base de canabidiol (CDB) para tratar as convulsões da criança. 

Devido ao alto custo do remédio, eles foram à Justiça e conseguiram uma liminar favorável desde outubro do ano passado. No entanto, o produto ainda não chegou, para atenuar as crises da garota. A Anvisa permitiu a importação do Revevid Hemp CDB, que deveria ter sido comprado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Procurada pela Metro1, a Sesab informou que está em andamento o processo de compra da medicação e que a situação foi informada à família em fevereiro.

Além da epilepsia - que causa convulsões -, Evany ainda foi diagnosticada com autismo. mãe da garota, a auxiliar de vendas Edineia Ferreira Silva disse que o medicamento à base de canabidiol pode melhorar significativamente a qualidade de vida da criança.

Com a média de duas convulsões por semana, a menina ficou sem sintomas por três meses, período em que a família conseguiu comprar o produto. Atualmente, ela usa outros cinco medicamentos que trazem efeitos colaterais. 

"O medicamento (à base de canabidiol) cessou a crise de convulsões e isso significa que a qualidade de vida vai aumentar. Sem as crises, ela vai desenvolver aprendizado e a rotina diária muda completamente. Hoje ela não sobe degraus sem ajuda da gente, por conta dos efeitos colaterais dos remedios que ela toma hoje e dá fraqueza muscular", lamenta Edineia.