Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Saúde

Estudos revelam compostos que podem combater a tuberculose

Compostos podem virar medicamentos para combate a infecções resistentes a antibióticos

Estudos revelam compostos que podem combater a tuberculose

Foto: Rovena Rosa/AGBr

Por: Danielle Campos no dia 21 de setembro de 2019 às 10:00

Alunos do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) descobriram compostos de potenciais medicamentos para combate a infecções resistentes a antibióticos, com destaque para a tuberculose multidroga resistente (TB-MDR). A doença mata cerca de 250 mil pessoas por ano no mundo e estudo comprova a eficiência do material testado no combate a ela.

A equipe foi coordenada pela professora Vanessa do Nascimento, que recebeu o prêmio PeerJ Award. O trabalho será publicado na revista inglesa de divulgação científica PeerJ Life & Environment ainda neste ano. A professora explicou que existem, atualmente, cepas de bactérias que são resistentes a todos os fármacos liberados hoje para tratamento da tuberculose e os compostos que estudam apresentam justamente uma atividade frente a essas cepas resistentes, isoladas de humanos.

 “Eles podem virar medicamentos, não só por apresentarem essas características, mas eles são obtidos de substâncias baratas. Por exemplo, a gente consegue extrair derivados de vitamina K de plantas e também utiliza selênio, que é um micronutriente essencial à vida. A gente une essas duas espécies e obtém esses compostos”, disse a pesquisadora, que agora trabalha para despertar o interessa da indústria farmacêutica no composto.

A tuberculose provocou em todo o mundo, somente em 2017, 1,6 milhão de mortes segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença atinge os pulmões, em geral, mas pode afetar outros órgãos do corpo.