Saúde

Vacina pentavalente está disponível em 26 postos de Salvador

Cerca de 4,5 mil novas doses chegaram à capital baiana

[Vacina pentavalente está disponível em 26 postos de Salvador]
Foto : Dayse Euzébio/Secom-JP

Por Kamille Martinho no dia 10 de Outubro de 2019 ⋅ 15:21

A vacina pentavalente pode ser encontrada em 26 postos de saúde de Salvador, a partir de hoje (10). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 4,5 mil novas doses chegaram à capital baiana.

Desde setembro, o abastecimento da imunização ficou comprometido em todo o estado por causa de um desabastecimento nacional, após reprovação do controle de qualidade por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Antes dessa nova remessa, o último repasse feito ao município de Salvador, segundo a SMS, foi em julho deste ano.

“É uma quantidade que não garante toda a cobertura de Salvador, mas já conseguimos atualizar a caderneta de vacinação de milhares de crianças. Por isso é importante aos pais aproveitarem essa oportunidade de protegerem seus filhos. É importante respeitar a faixa etária, que são crianças de 2, 4 e 6 meses”, salientou a subcoordenadora de imunização Doiane Lemos.

A vacina pentavalente protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B.

As unidades funcionam de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17h. Os 26 postos estão localizados no Centro Histórico, Itapagipe, São Caetano/Valéria, Liberdade, Brotas, Barra/Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cabula/Beiru, Pau da Lima, S. Ferroviário e Cajazeiras.

Notícias relacionadas